sábado, 24 de setembro de 2011

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

SEDF promove Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

22/09/2011
Alegria e muito talento deram o tom do encontro

Música, dança, teatro e exposição marcaram o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no Centro Cultural Taguaparque, ontem (21). As Diretorias Regionais de Ensino da SEDF e a Escola Pestalozzi de Brasília participaram do evento. O dia 21 de setembro foi escolhido como dia de luta em razão de ser também o Dia da Árvore e próximo da chegada da primavera, o que simbolicamente representa o nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
Para a coordenadora central da Diretoria de Educação Especial (DEE), Patrícia Nazare, “este é um momento de compartilhar e valorizar o trabalho dos alunos”.
Vencendo obstáculos de diversas ordens, os alunos foram as estrelas do dia, mostrando que têm muito talento. Lucas de Almeida Teles, por exemplo, estudante da Escola Classe 116 Norte, deficiente visual, é dono de uma voz bastante afinada que fez o público vibrar. O próprio aluno se emociona com a reciprocidade da plateia. “Desde criança que as pessoas dizem que eu canto muito bem. Fico muito feliz de eu cantar e as pessoas gostarem. Estou muito feliz hoje.”

A professora de dança e teatro da Escola Pestalozzi de Brasília, Nery Elle, preparou um espetáculo de dança que deixou o público vidrado. Uma das dançarinas não segurou as lágrimas após a apresentação. “Eu estou emocionada por todos os meus colegas e me sinto muito aliviada. Agradeço a Deus pelas conquistas. Este é um projeto que a gente faz com muito carinho para os professores”, comentou Ludimila Roberta da Silva, deficiente intelectual.
A Coordenadora de Inclusão do Recanto das Emas, mãe do deficiente visual e auditivo Yuri Moraes, estudante do CEF 214 de Brasília, afirmou que “esse é um encontro para mostrar que eles conseguem produzir, que são capazes. Eles necessitam dessa valorização porque têm uma baixa autoestima. É um momento de valorização deles e também uma oportunidade para troca de experiência.”
Paulo Henrique, deficiente intelectual e físico, estudante do CEF 01 de Planaltina, não perdeu uma apresentação e avaliou o evento: “Eu estou gostando muito das apresentações principalmente das meninas e dos rapazes dançando. Está muito bom mesmo.”
Segundo o professor Antônio Leitão, diretor da DEE, “esse foi um dos melhores eventos de ação coletiva, baseado na vontade de todos, a equipe da Diretoria de Ensino Especial, as Diretorias Regionais, as escolas, enfim a própria SEDF como um todo. Oportunizou aos atores que se apresentaram mostrar o talento que eles têm e isso serve não só para a melhoria da autoestima deles mais também para que eles adquiram o respeito da sociedade".

Fonte: http://www.se.df.gov.br/

A farsa do novo

Recuso-me a ser inventor.

Ontem, durante a gravação do meu programa de TV, o entrevistado, um senhor bem vivido e bem sucedido, disse uma frase que me chamou bastante a atenção: "no mundo, não há mais o que inventar".
Confesso ter ficado perplexo por alfuns instantes. Entretanto, mesmo sabendo que o mundo acadêmico é compulsivo por novidades em teses e pesquisas, há uma pergunta que não quer calar: Será que em vez de ficar se tentando, o tempo todo, reinventar as rodas, já existentes há milênios, não seria melhor buscar a efetividade destas, por meio de um aprofundamento aperfeiçoador? Até porque, o tempo tem nos mostrado que a ansiedade tradicional pela busca da posteridade individual tem nos nos dado como consequência, a banalização da originalidade.
Com isso, a criatividade vem perdendo, a cada dia, o brilho consolidador da inedicidade. Mesmo assim, todo dia, a cada hora, todo mundo quer mostrar a qualquer custo, que colocou uma nova receita na praça, apesar de continuar tendo como referenciais máximos, os mesmos ídolos dos avós.
Vale salientar que, quem gosta de receita nova é o impiedoso mercado que, por não fazer milagres nem oferecer almoço de graça, só aceita resultados lucrativos imediatos como ganho irrevogável.
Nunca será demais lembrar que para cada nova receita necessita-se de um novo rótulo para um novo público alvo. Quando na verdade, tudo o que mais se precisa fazer, é aproveitar os escombros do passado para erguer o presente e consolidar o futuro.
Não podemos nos esquecer jamais, de que os velhos trinômios: início-meio-fim, introdução-desenvolvimento-conclusão, etc, mediante uma organização disciplinadamente planejada, serão sempre, parâmetros irreversíveis na efetivação das perspectivas de sucesso em qualquer projeto que tenha como fim, o bem-estar comum.
Do mesmo jeito que é corriqueiro se ouvir de um pai com um filho problemático dizer pra mãe: "cuida do teu filho", se vê muito nos confins desse imenso país, obras inacabadas e abandonadas, à espera do bom senso continuador. O inchaço populacional desorganizado e desordenado das grandes cidades como o DF por exemplo, só ocorreu por causa da criação incontida dos novos acentamentos habitacionais sem qualquer preocupação com a urbanização daqueles, já existentes.
Portanto, se quisermos uma humanidade evoluída e sustentável, teremos que despir-mo-nos das nossas vaidades egocêntricas e ilusórias para nos concentrar na busca consequente da funcionalidade plena dos nossos inventos milenares, através de um constante estudo redimensionador que nos livre da superficialidade e nos conduza à profundidade dos campos de pesquisas.
O mundo não precisa mais de invenções milagrosas; o mundo precisa de soluções operacionais e, enquanto a invenção é solitária e tem tudo para ser mal sucedida, o complemento é fraterno e tem um passado como suporte para evoluir.
Para concluir, é de bom alvitre frisar que a necessidade compulsória de se constituir instrumentos institucionais, em vez de ampliar as possibilidades da população, só tem aberto abismos vulnerabilizadores da cidadania.

Enfim, a incansável promoção da faxionalização institucional da humanidade só tem mostrado que o Homem tem sido incapaz de compartilhar, conviver e dividir.

Antônio Leitão

quarta-feira, 14 de setembro de 2011



21 de Setembro – dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência -  Ação, Reflexão e Ação - Vencendo Limites e Preconceitos

     Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da pessoa com Deficiência, a Diretoria de Educação Especial – SEDF convida a refletir sobre o processo de inclusão social da pessoa com deficiência. Nesta perspectiva, propõe um momento de confraternização que ao mesmo tempo reforce as ações afirmativas dos direitos de igualdade presentes neste dia de luta, divulgue as contribuições de sucesso na prática escolar e apresente nossos artistas com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/ Superdotação nas diversas áreas.

Apresentações:
·          14h Abertura: Hino Nacional – DRE Paranoá, seguida das Boas Vindas proferidas pelo Diretor da Educação especial Professor Antonio Leitão.
·         14:15 música:” Como é grande o meu amor por você”  - DRE Planaltina
·          14:30 DRE Sobradinho
·         14:45 Dança com Boneca Maluca - DRE Gama
·          15h Capoeira - DRE Santa Maria
·          15:15 Relato de experiência -  Professora Theodora Sala de Recursos  - DRE São Sebastião
·          15:30 Cover do Elvis Presley, aluno Jorge Ali do CIEE e Teatro de Fantoche da Escola Parque– DRE Plano Piloto
·          15:45 Balé e Streeat dance  - SurdoDance
·          16h DRE Núcleo Bandeirante
·          16:15 DRE Guará
·          16:30 DRE Samambaia
·          16:45 DRE Brazlândia
·          17h DRE Recanto das Emas Apresentação musical – aluna Milena
·          17:15 Cover do Michael Jackson  pelo aluno Enos Sousa Aguiar do CFE 04 E Hino do Aluno Especial cantado pelo aluno Clebert Tadeu CEE 02-DRE Ceilândia
·          17:30 DRE Taguatinga
·          17:45 Ministério com surdos Igreja Memorial Batista de Brasília – Coro de Vozes do Coração -  Músico surdo Waldenio Alves da silva
·         18 h Encerramento das atividades



Data: 21 de Setembro de 2011
Local: Espaço Cultural do TaguaParque
Horário: de 14h as 18h



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Movimento Orgulho Autista Brasil

Caros Amigos,
 
O Movimento Orgulho Autista Brasil convida a todos para participar do 8° Desabafo Autista e Asperger de 2011 que será realizado dia 17/09, sábado, às 14h, na Escola Classe da Vila Militar do RCG, no seguinte endereço: AE RCG – SMC – Setor Militar Complementar, atrás do Carrefour Norte.
 
Ponto de referência: ao passar ao lado do Carrefour Norte (estando esse Hipermercado a direita do motorista) virar na primeira a direita e seguir adiante por uns 03 minutos, ou seja, a escola fica atrás do SAAN. Ou para quem está na EPIA passar em baixo do viaduto que fica logo após o SMU, rumo ao SAAN e seguir em frente. Esta escola NÃO fica no SMU próximo ao Eixo Monumental. Dúvidas: entre em contato.
 
      Aproveitamos para lembrá-los das datas dos nossos próximos encontros.
 
Meses
Locais
Cidade
15 de Janeiro
AMA-DF / Instituto de Saúde Mental
Riacho Fundo
19 de Fevereiro
EC 416 Sul
Asa Sul
19 de Março
CLIAMA
Paranoá
16 de Abril
CEF GAN
Asa Norte
21 de Maio
EC 218 de Santa Maria
Santa Maria
18 de Junho
Câmara Legislativa
Asa Sul
20 de Agosto
EC 416 Sul
Asa Sul
17 de Setembro
EC da Vila do RCG
RCG
22 de Outubro
CEE 01 Planaltina
Planaltina
19 de Novembro
EC 31 Ceilândia
Ceilândia
10 de Dezembro
Confraternização
A definir
 
Durante a realização do Desabafo, pais, familiares, amigos, especialistas, professores e outras pessoas interessadas no tema autismo e asperger trocam experiências, apresentam novas informações e, principalmente, relatam e debatem sobre suas vivências com filhos, conhecidos ou familiares autistas.
 
Pedimos  sua colaboração em divulgar o cartaz anexo em escolas, instituições públicas, locais de grande circulação, e-mails, sites, etc.
 
Contamos com a participação de todos.
 
Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
 
Lembramos que nossos eventos são totalmente gratuitos.
 
Pedimos que todos levem algo para um breve lanche.
 
Felicidades!
 
Ana Cristina
Vice-Presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil
84342044