sábado, 24 de setembro de 2011

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

SEDF promove Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

22/09/2011
Alegria e muito talento deram o tom do encontro

Música, dança, teatro e exposição marcaram o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no Centro Cultural Taguaparque, ontem (21). As Diretorias Regionais de Ensino da SEDF e a Escola Pestalozzi de Brasília participaram do evento. O dia 21 de setembro foi escolhido como dia de luta em razão de ser também o Dia da Árvore e próximo da chegada da primavera, o que simbolicamente representa o nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
Para a coordenadora central da Diretoria de Educação Especial (DEE), Patrícia Nazare, “este é um momento de compartilhar e valorizar o trabalho dos alunos”.
Vencendo obstáculos de diversas ordens, os alunos foram as estrelas do dia, mostrando que têm muito talento. Lucas de Almeida Teles, por exemplo, estudante da Escola Classe 116 Norte, deficiente visual, é dono de uma voz bastante afinada que fez o público vibrar. O próprio aluno se emociona com a reciprocidade da plateia. “Desde criança que as pessoas dizem que eu canto muito bem. Fico muito feliz de eu cantar e as pessoas gostarem. Estou muito feliz hoje.”

A professora de dança e teatro da Escola Pestalozzi de Brasília, Nery Elle, preparou um espetáculo de dança que deixou o público vidrado. Uma das dançarinas não segurou as lágrimas após a apresentação. “Eu estou emocionada por todos os meus colegas e me sinto muito aliviada. Agradeço a Deus pelas conquistas. Este é um projeto que a gente faz com muito carinho para os professores”, comentou Ludimila Roberta da Silva, deficiente intelectual.
A Coordenadora de Inclusão do Recanto das Emas, mãe do deficiente visual e auditivo Yuri Moraes, estudante do CEF 214 de Brasília, afirmou que “esse é um encontro para mostrar que eles conseguem produzir, que são capazes. Eles necessitam dessa valorização porque têm uma baixa autoestima. É um momento de valorização deles e também uma oportunidade para troca de experiência.”
Paulo Henrique, deficiente intelectual e físico, estudante do CEF 01 de Planaltina, não perdeu uma apresentação e avaliou o evento: “Eu estou gostando muito das apresentações principalmente das meninas e dos rapazes dançando. Está muito bom mesmo.”
Segundo o professor Antônio Leitão, diretor da DEE, “esse foi um dos melhores eventos de ação coletiva, baseado na vontade de todos, a equipe da Diretoria de Ensino Especial, as Diretorias Regionais, as escolas, enfim a própria SEDF como um todo. Oportunizou aos atores que se apresentaram mostrar o talento que eles têm e isso serve não só para a melhoria da autoestima deles mais também para que eles adquiram o respeito da sociedade".

Fonte: http://www.se.df.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário