segunda-feira, 21 de novembro de 2011

"Nada Sobre Nós Sem Nós"

Ao propor o "Nada Sobre Nós Sem Nós", a Convenção da ONU tem como principal intuito, a promoção efetiva da emancipação e da autonomia da pessoa com deficiência. Em seu artigo doze, o Instituto supracitado trata da capacidade legal da pessoa com deficiência, inclusive, intelectual. Isto quer dizer que, a partir de agora, o "Nada Sobre Nós Sem Nós" qualifica a pessoa com deficiência para o empoderamento funcional, para o protagonismo efetivo, onde esta pessoa será sujeito, portanto, responsável pela construção da sua própria História, passo a passo, não importando quanto tempo dure a subida, degrau a degrau, da escada escolhida por este sujeito, que também estará em construção permanente, como qualquer ser Humano da Terra.
O "Nada Sobre Nós Sem Nós" trás à tona, a voz autônoma e autêntica da pessoa com deficiência sem a interferência de qualquer interpretação que não seja a sua própria, independentemente, das boas intenções de quem quer que seja.
O "Nada Sobre Nó Sem Nós" dá à pessoa com deficiência, a vez de encabeçar as regras do seu próprio destino, usando para esta construção, a capacidade que for possível a cada um, pois, por mais benéficos que sejam os nossos familiares, eles não durarão à vida toda. Neste espírito foi construído o Decreto 7611/2011 que, não só reestabelece a Democracia, como também, resgata às pessoas com deficiência, o poder de escolha, que o "Nada Sobre Nós Sem Nós" tanto preza.
O "Nada Sobre Nós Sem Nós" proclama uma inclusão com direito à plena inserção efetiva da pessoa com deficiência em qualquer meio como um fim em si mesma, onde a inclusão educacional será causa irrevogável da inclusão social.
Para que o “Nada Sobre Nós Sem Nós” se concretize verdadeiramente, será necessário em primeiro lugar que as pessoas que nos cercam, nos sintam como pares e trabalhem conosco e não para nós. Em segundo lugar, faz-se necessário que estas mesmas pessoas que nos cercam, parem de vez, de querer se colocar no nosso lugar, pois jamais se sentirão como um de nós, por mais que sejam os nossos próprios pais.
A maior lição do “Nada Sobre Nós Sem Nós” é dar à pessoa com deficiência, a chance de ser ela mesma com todas as suas possibilidades realizáveis e imagináveis, apesar das suas limitações.
O “Nada Sobre Nós Sem Nós” trás à pessoa com deficiência, a clara oportunidade de se revelar em seu retrato radiográfico mais genuíno que a transparência da água potável, que todos podem beber em completa segurança.
O “Nada Sobre Nós Sem Nós”, enfim, liberta a pessoa com deficiência do medo de ser ela mesma e, em isso se tornando uma realidade inexorável, a pessoa com deficiência será produtiva, livre, portanto, feliz. Podendo assim, construir o seu futuro auto-sustentável.
Não devemos nos esquecer de que o fraterno apoio assistivo efetivo do Estado e da sociedade são peças fundamentais para que isso aconteça, contudo todas as ações de ambos devem ser feitas sempre respeitando e sendo leal aos nossos sentimentos e nossas buscas, não, alheios a elas.
Orientem-nos, apóiem-nos, mas não queiram fazer por nós aquilo que nos é de direito fazer.
Ouçam-nos, falem-nos, mas não falem por nós!
Deixem que falemos com as nossas próprias bocas, pensemos com as nossas próprias cabeças e façamos com as nossas próprias mãos, aquilo que julgarmos importante para a nossa dignidade humana.
Ser deficiente não é sinônimo de ser inválido!
Tentem perceber isso o quanto antes!
 

Antônio Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário